top of page

Qual é a melhor opção? Plástico ou vidro?

  • Writer: Setareh Zahedi
    Setareh Zahedi
  • May 18, 2021
  • 3 min read

Updated: May 26, 2021

Vantagens e desvantagens da utilização do plástico em relação ao vidro e a

outros materiais: peso e durabilidade, características e compatibilidade química, higiene e segurança, custo, design e poluição.



Peso e durabilidade

O vidro é mais pesado e mais frágil do que o plástico, isso torna o transporte mais caro devido ao aumento do peso e à necessidade de materiais de embalagem para amortecer o produto durante o transporte. Materiais adicionais contribuem para um maior impacto ambiental. Como o vidro é mais frágil do que o plástico, estatisticamente haverão mais perdas durante o transporte (e em geral), levando a lucros menores.

O plástico é muito mais leve e durável do que o vidro, isso torna o transporte mais barato pois haverão menos viagens e será necessária uma menor quantidade material de embalagem, também deixa uma pegada de carbono menor. Além disso, o plástico é mais flexível e, assim, mais facilmente moldado, o que permite que as marcas construam identidade.


Diferença nas características e compatibilidade química

O vidro oferece inércia e impermeabilidade, as quais ideais para produtos sensíveis nas indústrias farmacêutica ou de cuidados pessoais, bem como líquidos que são armazenados por longos períodos de tempo, como destilados e outras bebidas alcoólicas. É menos permeável ao CO2 e O2 do que o plástico, mantendo os produtos efervescentes com bolhas por mais tempo. Capaz de lidar com uma ampla gama de temperaturas; o vidro não deforma sob a pasteurização.

O plástico é versátil e existe em muitas variedades, tais como o polietileno tereftalato (PET), o polietileno de alta densidade (HDPE), o polietileno de baixa densidade (LDPE), o polipropileno (PP), entre outras.

Higiene e segurança

Como o vidro é frágil, ele tem tendência a quebrar e pode criar uma situação potencialmente perigosa e confusa. Os fragmentos deixados para trás criam um risco à segurança, Isso afeta aqueles que trabalham em fábricas, transporte, varejo e, finalmente, o consumidor. Embora o vidro se quebre, o plástico tem a capacidade de se deformar e voltar à forma se cair, portanto, é menos perigoso para a segurança.

Têm havido muitas preocupações sobre os produtos químicos dos plásticos entrarem no conteúdo do recipiente e se tornarem prejudiciais. O plástico PET é o tipo de plástico mais verde e limpo. Não contém bisfenol-A (BPA), um produto químico que pode se infiltrar nos alimentos e nas bebidas e, possivelmente, causar problemas de saúde. A PET Resin Association (PETRA) afirma que: "PET é a escolha mundial de embalagem para muitos alimentos e bebidas porque é higiênica, forte, leve, à prova de estilhaçamento e mantém o frescor”.

Custo

O vidro não é apenas mais caro para enviar, mas também mais caro para ser produzido, principalmente devido à quantidade de calor necessária durante a produção. A fabricação de vidro consome muita energia, respondendo por 1% do uso total de energia industrial em uma pesquisa da Energy Information Administration (EIA) do setor de manufatura. O gás natural abastece a maior parte dessa energia.

O ponto de fusão do plástico é muito inferior ao do vidro, exigindo menos energia durante a produção. Com o desenvolvimento de novas tecnologias em moldagem de plástico, a fabricação de recipientes de plástico tornou-se ainda mais acessível. A certa altura, produzir plástico novo era ainda mais barato do que reciclá-lo. Economicamente, o plástico excede o vidro em termos de produção e transporte.


Fatores Ambientais e Reciclagem

Embora o vidro possa consumir mais energia para ser produzido e despachado, ele é 100% reciclável, o que significa que cada vez que o vidro é reciclado, o produto resultante não tem perda de qualidade. O vidro também pode ser reutilizado, pois pode ser lavado e esterilizado. A maior parte do plástico pode ser reciclada, mas pode se degradar a cada ciclo, isso significa que, ao reciclar uma garrafa de plástico, ela normalmente não será usada para fazer outra garrafa e, em vez disso, é usada para roupas sintéticas ou tapetes. Este processo é frequentemente chamado de "downcycling".

Os efeitos ambientais do vidro e do plástico não são claros. O vidro representa 5% do lixo nos EUA, o que significa que, embora seja reciclável, muitas vezes vai para o aterro sanitário. No entanto, embora o vidro seja duradouro, ele é feito de um material natural. Embora o plástico seja relativamente novo em comparação com o vidro, o plástico constitui 20% do lixo em aterros.



Netgrafia e fontes

Comments


SZ

LL

bottom of page