top of page

Reciclagem dos plásticos

  • Laura Leitao
  • May 18, 2021
  • 2 min read

Updated: May 26, 2021

Processos da reciclagem do plástico como aquele onde se obtém o material de objetos usados com a finalidade de produção de novos objetos para o mesmo ou outros usos.


“A reciclagem é o processo de recolha, triagem, processamento e transformação de materiais que acabariam por ir para o lixo e para aterros sanitários, prejudicando seriamente o nosso meio-ambiente e a nossa saúde.” Este processo permite dar a um material previamente utilizado uma “nova vida”.

Tipos da reciclagem


Reciclagem Primária: na reciclagem primária, os produtos transformados são aqueles produzidos pela própria indústria. Sobras de matéria-prima vinda do processo de produção ou de peças defeituosas são exemplos de produtos utilizados neste processo.


Reciclagem Secundária: a reciclagem secundária corresponde à transformação de produtos usados provenientes de resíduos urbanos. Neste método os resíduos são separados e possuem uma qualidade inferior em comparação aos produtos utilizados na reciclagem primária, visto que estes vêm contaminados com rejeitos orgânicos como as sobras de comida.

Reciclagem Terciária: a reciclagem terciária caracteriza-se por ser o processo mais profundo de reaproveitamento, envolvendo a transformação química da matéria. É praticamente uma “reconstrução” total do material.


Reciclagem do plástico

Quanto ao plástico, especificamente, a sua reciclagem consiste em três processos:

  • Coleta e separação: servem para a coleção os materiais que podem ser reciclados e previamente separados na fonte geradora. Essa separação evita a contaminação de materiais reutilizáveis, aumentando o seu valor agregado e diminuindo os custos de reciclagem;

  • Revalorização;

  • Transformação.


Os diferentes modos (processos e tipos) de reciclagem do plástico são:


Reciclagem Mecânica: este processo consiste em transformar os plásticos em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como peças de automóveis, por exemplo. Primeiro, dá-se a coleta dos plásticos descartados por meio de associações ou pela coleta municipal, de seguida ocorre a separação, a triagem dos diferentes tipos de plástico e a limpeza.


Reciclagem Química: trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade. Este processo é mais tolerante a impurezas, ou seja, não requer uma triagem tão minuciosa. Este modelo é mais caro e necessita de enormes quantidades de plástico para ser economicamente viável.

Reciclagem Energética: consiste na tecnologia que faz a reciclagem de plásticos por meio da sua transformação em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Este tipo de reciclagem permite que os plásticos sejam aproveitados como combustível. Atualmente, trinta e cinco países utilizam este método de reciclagem. Nesses países, mais de 150 milhões de toneladas de lixo urbano são tratadas por ano em cerca de 750 usinas de reciclagem energética, gerando, assim, 10.000MW de energia elétrica e térmica.


A resina obtida após a reciclagem do plástico pode dar origem a produtos como:


PET Ex.: embalagens de produtos de limpeza.

PEAD Ex.: tubulação de esgoto.

PVC Ex.: cabos.

PEBD/PELBD Ex.: sacos para o lixo.

PP Ex.: vassouras.

PS Ex.: acessórios para escritório.



Netgrafia e fontes
https://www.endesa.pt/particulares/news-endesa/sustentabilidade/a-importancia-reciclagem
https://www.boavontade.com/pt/ecologia/conheca-os-3-processos-basicos-da-reciclagem
https://www.ecycle.com.br/711-reciclagem-de-plastico.html


Comentarios


SZ

LL

bottom of page