Viaje na história dos polímeros
- Laura Leitao
- May 18, 2021
- 2 min read
Updated: May 26, 2021
Os polímeros existem desde a antiguidade, porém, nessa altura, os polímeros utilizados eram naturais. Os polímeros sintéticos requerem tecnologia sofisticada.

Marcos históricos
A 3000 a.C. (Goma arábica), resina natural composta por polissacarídeos e glicoproteínas. Aparecimento dos polímeros naturais que são encontrados na natureza, ou seja, que não são sintetizados pelo homem através de processos de transformação. Talvez o polímero natural mais conhecido seja o látex ou borracha natural, obtida da seiva da seringueira, porém, ela está presente em praticamente toda a fauna, flora e até no corpo dos seres humanos.
A 1000 a.C. os chineses descobrem o verniz, extraído da árvore Toxicodendron vernicifluum, ou laca-japonesa, e usado na produção de plástico.
A 400, dá-se o corte e moldagem de cascas de tartaruga, que até há algumas décadas atrás eram utilizadas no fabrico de óculos. Hoje em dia, o design da armação de óculos “casca de tartaruga” é popular, mas fabricado em acetato.
Em 1550, a borracha natural é mencionada pela primeira vez, porém, os habitantes nativos usavam este material há milhares de anos, por exemplo, em itens desportivos.
A 1820, Thomas Hancock descobre que a borracha se pode tornar plástica e fluida.
Em 1835, Regnault relata a produção de cloreto de vinilo, monómero do PVC.
Em 1839 dá-se a descoberta do poliestireno, contudo não haviam condições para a sua fabricação na época. O poliestireno é um polímero semissintético, ou seja, feito de um material natural alterado quimicamente. Exemplos são a caseína, o plásticos celulósicos e a borracha.
A 1851, Nelson Goodyear patenteia e comercializa a ebonite, material produzido pela vulcanização da borracha usando excesso de enxofre. Vem a ser usada por mais de 100 anos na fabricação de bolas de boliche e placas para uso dentário.
em 1892 , Produção do polímero sintético e a síntese de celofane, que é inteiramente feito em laboratório, como é o caso do fenol-formaldeído e dos muitos poliplásticos.
Em 1909, Leo Baekeland patenteia a baquelite, a primeira resina termofixa a substituir materiais tradicionais como a madeira, o marfim e a ebonite.
Em 1912, Ostromislensky patenteia um processo de polimerização do cloreto de vinilo, obtendo-se PVC. Contudo, a decomposição do polímero durante o processo inviabiliza o seu desenvolvimento comercial.
Em 1920, Hermann Staudinger elabora uma pesquisa fundamental sobre os mecanismos de polimerização de moléculas orgânicas.
A 1934, Wallace Hume Carothers desenvolve o nylon na forma de fibra.
Em 1941, J.R. Whinfield e J.T. Dickson conseguem produzir fibras de PET, sendo estas lançadas com o nome comercial de terylene.
A 1948 dá-se o surgimento dos polímeros ABS e da fibras de acrílico.
A 1950 dá-se o surgimento das fibras de poliéster



Comments