A importância dos plásticos na alteração do estilo de vida das sociedades
- Setareh Zahedi
- May 18, 2021
- 5 min read
Updated: May 26, 2021
Um pouco da história
A origem do plástico, como o conhecemos atualmente, deu-se em 1920, porém, foi em 1860 que se iniciaram as pesquisas que viriam a resultar na sua invenção e produção em massa. O plástico conseguiu, entretanto, tornar-se prevalente em todas as indústrias e mesmo na vida diária das pessoas.
Os polímeros são macromoléculas formadas a partir dos monómeros (moléculas de baixa massa molar) que sofrem o processo de polimerização. Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos ou semissintéticos, de constituição macromolecular, cuja matéria prima pode ser sal, celulose, petróleo, etc.
O termo "plástico" deriva da palavra grega “plastikos” que indica uma das suas propriedades- a maleabilidade, que permite ao plástico ser compresso ou transformado em diferentes formas, normalmente em temperaturas elevadas.
Na vida diária, o papel do plástico também é bastante relevante. No contexto escolar, por exemplo, utilizamos canetas, que por sua vez são feitas com plástico. Este material também é prevalente nas nossas casas e pode ser encontrado nas escovas de dentes, nos pacotes da comida, nas solas dos sapatos, nas molduras, nos vasos das plantas, nos cosméticos, entre outros.
O plástico apresenta várias características que levaram a que este fosse utilizado em massa, como por exemplo:
Flexibilidade;
Durabilidade;
Bom isolante térmico;
Material asséptico;
Não corrói.

Importância dos plásticos na alteração do estilo de vida
Evolução da medicina:
O plástico tem um papel muito significante na evolução da medicina, pois tem o objetivo de prolongar o tempo médio de vida e vida mais saudável por :
Esterilidade: produção de luvas cirúrgicas, seringas, canetas de insulina, tubos IV;
Elevada segurança: a durabilidade dos plásticos permite a sua aplicação nos dispositivos da segurança média como tampas à prova de violação em embalagens médicas, embalagens blister.
Elevada conforto: substituição de dispositivos metálicos por plástico por causa da durabilidade e versatilidade.
Aplicações innovativos: A maleabilidade do plástico permite-lhe ser aplicado em dispositivos e procedimentos cirúrgicos e produtos como marca-passos modernos, stents ou dispositivos de substituição de articulações.
Custo-efetividade: A produção dos plásticos em massa tem baixa custo e as suas aplicações em comparação com os metais permitem a redução do custo e do tempo.
Indústria têxtil:
Na indústria têxtil, a utilização do plástico foca-se maioritariamente nas fibras sintéticas. Estas fibras são obtidas principalmente do petróleo e do carvão mineral, sendo as principais o elastano (confere elasticidade aos tecidos tradicionais), a poliamida (tecidos feitos a partir desta não necessitam de ser passados a ferro) e o poliéster (absorve pouca humidade). O uso de plástico reciclado é uma grande tendência atual no mercado, levando a um maior sucesso da parte das marcas que o usam.
Construção:
Na construção, o plástico tem uma história de inovação. Algumas das características do plástico como não corroer, ser durável, ser impermeável, ser leve, ser de fácil transporte, entre outras, levaram a que este seja muito utilizado na indústria; a impermeabilidade, por exemplo, previne infiltrações nas estruturas.
Indústria eletrodoméstica:
No caso da indústria eletrodoméstica, os plásticos começaram a ser usados principalmente devido à sua baixa densidade, alta flexibilidade, resistência e facilidade em processar, por exemplo. Lava-loiças são uma das muitas aplicações do plástico nesta indústria.
Transformação de informação e comunicação:
Os plásticos permitem aos nossas equipamentos eletrónicos fazer mais com menos. Por exemplo, os plásticos são essenciais para a redução da massa dos equipamentos eletrónicos e as suas aplicações permitem que estes produtos atinjam maior eficácia energética .
Indústria farmacêutica:
Geralmente, plásticos como acrílico e polietileno de alta densidade (HDPE) são usados para aplicações de manuseio de fluidos na indústria farmacêutica. O HDPE, em particular, é frequentemente usado para fazer frascos de remédios, pois é um termoplástico, o que significa que pode ser moldado em qualquer formato necessário.
O plástico de grau farmacêutico desempenha um papel vital pois mantém os nossos medicamentos seguros para uso. Este tipo de plástico para manuseio de fluidos precisa de resistir ao processo de esterilização, proteger contra os raios UV e danos causados pela água e não reagir com os produtos químicos dentro dele.
Alguns exemplos da aplicação dos plásticos nesta indústria são:
Frascos conta-gotas (colírio)
Frascos de spray (spray nasal)
Frascos de líquidos (xarope para tosse)
Frascos de higiene bucal (enxaguante bucal)
Recipientes sólidos (cápsulas de gel líquido)
O plástico é também usado de várias outras maneiras na área da medicina. Qualquer tubo usado num hospital, seja para diálise ou intravenoso, geralmente é projetado para uso único para evitar contaminação, razão pela qual o plástico é tão usado. O plástico também é um material que não sofre corrosão nem reage com produtos químicos. Mesmo se for usado várias vezes, ele durará o tempo que for necessário.
Porque utilizamos os plásticos nesta industria?
Umas das razões pela qual utilizam-se os plásticos na indústria farmacêutica é a sua compatibilidade química, ou seja, impermeabilidade a quaisquer medicamentos ou fluidos com os quais possa entrar em contato. Por outro lado, os plásticos não são tóxicos, logo são seguros para contactarem com medicamentos.
Os plásticos apresentam resistência biológica pois não são afetados por bactérias, fungos ou pragas. A sua esterilização também é um fator importante na sua aplicação, isto é, que o plástico pode ser esterilizado com radiação ou com água fervente e não é afetado.
Transportes:
O plástico representa mais de 50% da carroceria e das peças de um carro moderno, mas responde por apenas cerca de 10% de seu peso e reduz significativamente o uso de petróleo e as emissões. Os plásticos mais comuns utilizando nos nossos carros são o polipropileno, o poliuretano, as poliamidas e o PVC.
Algumas das aplicações do plástico nos carros são:
Cintos de segurança: os cintos de segurança são feitos de fibras de poliéster. A mistura durável de tecido e plástico ajuda a manter os motoristas e passageiros com segurança no lugar durante viagens padrão e os protege melhor. Cintos de segurança e airbags modernos de mistura de plástico ajudaram a reduzir a letalidade de colisões frontais diretas em quase 30%.
Janelas e espelhos: Em vez de usar vidro comum nas janelas, para-brisa e espelhos do carro, os fabricantes agora usam misturas de plástico ou vidros laminados. Isso não apenas torna mais difícil o para-brisa rachar ou estilhaçar, mas também protege os passageiros de serem cortados por arestas afiadas em caso de acidente.
Enchimentos: Em carros, o plástico também é usado como enchimento de espuma em estruturas ocas como capôs, painéis de balanço e pilares. Isso adiciona maior resistência estrutural ao veículo, o que ajuda a manter os passageiros seguros em uma variedade de acidentes, mas especialmente em colisões
Embalagens:
A embalagem de plástico desempenha várias funções importantes nas nossas vidas modernas, que são as principais razões pelas quais confiamos nela:
Proteção: protege os produtos vulneráveis de danos durante o transporte e de contaminação ou danos por humidade, gases, microrganismos, insetos e luz.
Conservação: preserva os produtos por mais tempo, o que reduz o desperdício ao dar às pessoas mais tempo para usá-los ou consumi-los antes que não seja mais adequado.
Previne desperdícios: produtos mantidos juntos e derramamentos evitados.
Transporte: Permite o transporte para grandes distâncias, para que tenhamos acesso a uma grande variedade de produtos não locais que, por sua vez, estimula o comércio. Também economiza espaço por meio do empilhamento de objetos, o que torna o transporte mais eficiente.
Mobiliário:
As inovações em plástico melhoraram o nosso dia a dia e tornaram a vida moderna mais fácil, mais barata e mais rápida.
Os plásticos são presentes em:
Encanamentos: as tubulações de água com cloreto de polivinilo (PVC) revolucionaram o acesso à água limpa, ajudando a fornecer água segura e não contaminada e também saneamento. Substituir tubos de metal galvanizado por tubos de PVC não corrosivos e resistentes ao calor reduz o risco de contaminação da água. O uso de plástico também reduz os reparos de vazamentos. O PVC é muito mais barato de produzir, mais leve para transportar e tem uma vida útil de mais de 100 anos.
Fios e cabos: o plástico é um ótimo isolante, mantendo os cabos seguros para uso e evitando incêndios. Antes dos invólucros de plástico, os fios eram expostos ou embrulhados em tecido, borracha ou papel, materiais altamente perigosos. As bainhas de plástico são duráveis e flexíveis.
Netgrafia e fontes
Commentaires