top of page

Os tipos de plástico: números de identificação e seu uso

  • Valentyna Shykor
  • May 19, 2021
  • 4 min read

Updated: May 26, 2021

O conhecido símbolo de “setas em busca” que vemos nas embalagens de plástico e produtos não significa que o produto seja reciclável. O pequeno número dentro do triângulo conta a história real.

ree

Dentro de cada triângulo de setas perseguidoras, há um número que varia de um a sete. O objetivo do número é identificar o tipo de plástico usado no produto, e nem todos os plásticos são recicláveis ou mesmo reutilizáveis. Existem vários produtos à base de plástico que não se decompõem e não podem ser reciclados.

Compreender os sete códigos do plástico tornará mais fácil escolhê-los e saber quais reciclar.


Número 1: PET ou PETE - Polietileno Tereftalato

É o mais comumente usado, encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, recipientes de manteiga e maionese, molho de salada, garrafas de óleos vegetais entre outros. É um termoplástico devido à sua propriedade de ser constantemente aquecido e moldado as vezes que forem necessárias. Alguns benefícios do PET são: plástico quimicamente inerte; por ser um termoplástico, mas um termoplástico que tem uma temperatura de secagem superior aos demais, oferece uma alta resistência ao impacto. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.

Número 2: HDPE ou PEAD - Polietileno de alta densidade

É o mais consumido mundialmente, plástico comumente utilizado em embalagens de iogurte, sumos, frascos de leite, produtos de limpeza, embalagens de gelado, embalagens de sabão em pó e de leite, e até em tanques de combustível para veículos por ser resistente a vários solventes. Com peso molecular elevado, o polietileno de alta densidade (PEAD) é indicado especialmente para a fabricação de tubos. Com ótimas propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos apresentam uma ótima resistência ao tensofissuramento e às deformações, garantindo durabilidade superior a 50 anos.

O PEAD possui diversas vantagens quando comparado com outros tipos de polietileno, pois a sua estrutura química é linear, ou seja, possui poucas ramificações laterais, aumentando a sua densidade, cristalinidade, força e opacidade. Essa linearidade também faz com que o PEAD suporte maiores temperaturas, com picos de 120° C e temperaturas contínuas de 110° C.

Algumas das propriedades do PEAD são a sua excelente resistência a ácidos diluídos e concentrados, álcoois e bases; a boa resistência a aldeídos, ésteres, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, óleos minerais e vegetais; tem, porém, uma resistência limitada a hidrocarbonetos halogenados e agentes oxidantes e é leve, bastante resistente ao impacto, a agentes químicos, à toxicidade, incrustação, ao congelamento e à corrosão, que lhe garantem uma longa vida útil (superior a 50 anos), além de possuir baixa rugosidade, tornando-o adequados a diversos segmentos

O polietileno não enferruja, apodrece ou corrói devido a ataques químicos, ação eletrolítica ou galvânica.

A superfície lisa do PEAD também evita o crescimento de bactérias, algas, fungos e ataques biológicos que ajudam a impedir a fluidez e podem causar maus odores.

Após separado e reciclado origina novos frascos, cadeiras, latas de lixo e tubulação de esgoto.

Número 3: PVC - Cloreto de Polivinilo ou Policloreto de Vinilo

O PVC é amplamente aplicado em setores da construção civil; é frequentemente usado para fazer tubos, janelas, itens de higiene pessoal, frascos de remédios ou brinquedos. O PVC contém ftalatos (também conhecido como plastificantes), que podem prejudicar o funcionamento do sistema endócrino e podem ser absorvidos pelos itens alimentares. O PVC é 100% reciclável, sendo os processos de reciclagem química mais adequados por permitirem a remoção do cloro, possibilitando a produção de cloreto ao invés do gás cloro; após recolhido e reciclado este transforma-se em mangueira de jardim, tubulação de esgoto, cone de tráfego e cabos.

Número 4: PEBD ou LDPE - Polietileno de Baixa Densidade

É um dos plásticos mais importantes atualmente, também pertence ao grupo de termoplásticos, ou seja, aqueles que se deformam com o calor. No caso do polietileno, por exemplo, essa temperatura fica entre 110 e 115°C.

Esse tipo de plástico encontra-se nos sacos de plástico de supermercado, bolsas de soro fisiológico, embalagens para alimentos, entre outros.

No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.

Número 5: PP – Polipropileno

O Polipropileno é atacado por vários tipos de solventes, como materiais de limpeza, graxas e detergentes, que inclusive podem causar rachaduras no mesmo. Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros dada a sua grande transparência. O polipropileno pode ser reciclado com certa facilidade, após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro e recipientes para tintas.

Número 6: PS – Poliestireno

É uma das formas mais comuns de plástico. Dentro do poliestireno temos o poliestireno expandido (EPS),uma espuma que é normalmente usada na fabricação de louça para cozinha mais barata, descartável (copos, pratos, ‘conchas’, etc) e de embalagens para proteger bens durante o transporte, e o Poliestireno sólido, que é frequentemente usado para uma variedade de coisas, incluindo talheres descartáveis, os modelos de plástico e caixas de CD e DVD. O PS também é utilizado para a fabricação de placas para isolamento térmico e acessórios para escritório. Recipientes de PS podem liberar estireno, uma substância cancerígena, para os itens alimentares que são adequados. Há oportunidades limitadas para reciclagem do Poliestireno.

Número 7: Outros (PC, PLA e etc.)

Plásticos com este número são todos aqueles que foram criados após 1987. Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA),estes são usados na fabricação de recipientes para alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm bisfenol-A, que pode ser transmitido em alimentos ou conteúdo líquido, e tem sido associado a diabetes, problemas de fígado e doença cardíaca.

Plásticos de PLA são feitos a partir de fontes renováveis de plantas, eles não podem ser reciclados mas podem ser compostados.



Netgráfia e fontes






Comments


SZ

LL

bottom of page